Tráfico e panfletos anônimos marcaram eleições

terça-feira, 28 de outubro de 2008 Leave a Comment

Em balanço final, juiz do TRE-RJ diz que tráfico e panfletos anônimos marcaram eleições

Diana Brito
Especial para o UOL
Do Rio de Janeiro

Milícias, tráfico e panfletos anônimos marcaram estas eleições municipais de 2008 no Rio de Janeiro, segundo o juiz Luiz Márcio Pereira, coordenador da fiscalização do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

A pedido do UOL Eleições, ele fez, nesta segunda-feira (27) um "balanço final" dos principais fatos dessa campanha. O juiz afirmou que a investigação sobre os folhetos irregulares contra Fernando Gabeira (PV), um dos temas que dominou o segundo turno, pode levar à impugnação do mandato do prefeito eleito, Eduardo Paes (PMDB).

Os panfletos estão em poder do Ministério Público para serem avaliados. As investigações conduzidas pela Justiça Eleitoral pretendem identificar o autor deles.

"O tempo todo nós trabalhamos para tentar identificar os autores dessa campanha baixa, apócrifa, onde não havia possibilidade de defesa daquele que estava sendo agredido. Houve abuso do poder econômico e até mesmo do poder político", disse Luiz Márcio Pereira.

Outro assunto importante na campanha foi a violência e a coerção de eleitores pelas milícias. "O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) fez o que foi possível e encaminhou as Tropas Federais para o Rio", disse Pereira.

Uso da máquina pública

No dia das eleições do segundo turno (26), fiscais do TRE apreenderam kits lanche, com os logotipos dos governos estadual e federal em um comitê de Eduardo Paes, em Madureira, na zona norte da cidade. Os kits tinham identificações com as escritas: "lanche" e "segundo tempo". Para o juiz eleitoral Luiz Márcio Pereira, "essa pode ser uma prova de uso da máquina pública".

"Na apreensão tinha material irregular e bolsas plásticas com os logotipos dos governos estadual e federal. Tudo vai ser avaliado pelo Ministério Público Eleitoral", afirmou o coordenador de fiscalização do TRE.

A assessoria de Paes negou que a propaganda ilegal recolhida em Madureira (zona norte) pertença ao candidato e informou que ele tem apenas um comitê que fica no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.

Luiz Márcio Pereira concordou com a assessoria de Paes, mas disse que o comitê é da vereadora eleita Vera Lins (PP), aliada do peemedebista, e "estava sendo usado como base para a campanha de Eduardo Paes na zona norte".

No comitê de Madureira, também foram encontrados panfletos apócrifos com fotos de Fernando Gabeira (PV) e do prefeito Cesar Maia (DEM). Na semana passada, fiscais eleitorais apreenderam os mesmos folhetos, mas com a assinatura do PT, PDT, PC do B e PSB.

Fonte: Em balanço final, juiz do TRE-RJ diz que tráfico e panfletos anônimos marcaram eleições - 27/10/2008 - UOL Eleições 2008 - Rio de Janeiro

Derrotado no Rio, Gabeira insinua que houve caixa 2 na campanha de Paes

Um dia depois de perder por uma diferença de menos de 1,66 ponto percentual a disputa pela Prefeitura do Rio, Fernando Gabeira (PV) levantou nesta segunda-feira (27) suspeitas de uso de caixa dois pelo seu adversário Eduardo Paes (PMDB).

"Aqueles panfletos clandestinos (contra Gabeira) não são contados [nos gastos de campanha de Paes], eles foram produzidos pelo PT e a ala socialista do Partido dos Trabalhadores já demonstrou que não consta nas contas do PT", disse Gabeira.

Gabeira diz aguardar a prestação de contas do prefeito eleito para ver se a quantia declarada é compatível com investimento na campanha.

"A máquina do Estado você nunca calcula, porque não é computado [nos gastos de campanha]. O uso da merenda escolar, do 'programa do segundo tempo' (de Paes), também não está computado", disse Gabeira.

O "verde" também julga que o feriadão para os funcionários do Estado prejudicou sua votação. O feriado foi antecipado de terça (28) para segunda-feira (27) pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), que apóia Eduardo Paes.

De acordo com Gabeira, os funcionários públicos e a classe média, que compõem seu eleitorado, acabaram aproveitando o feriadão para viajar. Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a taxa de abstenção de domingo chegou a 20% (927.250 eleitores), a segunda maior dos municípios do país, ficando atrás somente de São Luís, no Maranhão, que teve 21%.

Mais cedo, Fernando Gabeira repetiu seus exercícios matinais e nadou durante uma hora e meia na piscina do Clube de Regatas do Flamengo, na Gávea (zona sul). No final da atividade, ele disse que ia almoçar com a família e planeja, durante esta semana, retomar a leitura que ficou perdida durante a campanha. Ele comentou que suas prioridades são filosofia e política.

A assessoria do novo prefeito preferiu não responder às acusações de Gabeira. Paes passa a tarde na casa do governador Sérgio Cabral, em Mangaratiba (RJ), e vai retornar ao Rio apenas no final do dia. Os dois vão participar do baile da terceira idade no estádio do Maracanã, a partir das 17h.

Passeata pró-democracia.
"vamos iniciar um movimento para derrubá-lo"
http://pro-democracia.blogspot.com

1 comentários »

  • Buda Verde said:  

    e agora josé, digo, renan?